N55

logo-n55

CLDF lança Frente Parlamentar em Defesa das Trabalhadoras Doméstica nesta quinta (25)

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
CLDF lança Frente Parlamentar em Defesa das Trabalhadoras Doméstica nesta quinta (25)

CLDF lança Frente Parlamentar em Defesa das Trabalhadoras Doméstica nesta quinta (25)

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza, nesta quinta (25), às 19h, solenidade de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Trabalhadoras Domésticas. De autoria do deputado Max Maciel (PSol), a iniciativa tem objetivo de combater situações de precariedade às quais profissionais domésticos estão submetidos, como baixa remuneração salarial, carga horária excessiva e abusos físicos, mentais e sexuais no local de trabalho.

Segundo o parlamentar, há lacunas na legislação brasileira que propiciam a exploração da categoria, principalmente nas relações sociais e de gênero e raça. De acordo com Maciel, o rendimento salarial médio dessas profissionais é extremamente baixo, com uma média nacional de R$ 930, existindo, ainda, variações quando trata-se de trabalhadoras negras que recebem 20% a menos que as brancas.

“Mesmo que um número substancial de homens trabalhe no setor, o trabalho doméstico continua sendo altamente feminizado. No Brasil, 92% de todos os trabalhadores domésticos são mulheres”, destaca Maciel. “A diferença salarial entre o que seria necessário e a realidade das trabalhadoras domésticas é gritante, ainda mais pela exaustiva jornada de trabalho que ultrapassa as 8h diárias estabelecida pela Constituição Federal”, ressalta.

A expectativa é que a deputada estadual Ediane Maria (PSol-SP), Maria do Socorro, coordenadora do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), e Thales Mendes Ferreira, secretário de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda do DF estejam presentes na solenidade. Também são esperados representantes do Departamento de Cuidados da Primeira Infância da Pessoa Idosa e da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad).

Fonte: Agência CLDF

Matérias Relacionadas