N55

logo-n55

Mais de um milhão de usuários precisam se recadastrar no SUS

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Mais de um milhão de usuários precisam se recadastrar no SUS

Para tornar mais efetiva a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Saúde (SES-DF) reforça a importância de os usuários atualizarem seus dados por meio da campanha RecadastraSUS. Até o momento, 1.403.912 pessoas fizeram o recadastramento.

Arte: SES-DF

“Apesar de já termos recadastrado metade da população, esperávamos uma adesão maior. Ainda falta o recadastramento de outros 1,4 milhão de usuários, levando em conta o total de 2,8 milhões de usuários registrados no Censo de 2022”, explica o subsecretário de Planejamento em Saúde da SES-DF, Rodrigo Vidal.

Com cadastros mais completos, é possível identificar as principais demandas da população e traçar estratégias bem direcionadas

A atualização tem a finalidade de garantir e ampliar o acesso dos usuários aos serviços públicos de saúde, facilitando, entre outros procedimentos, o agendamento de consultas, exames e cirurgias.

A atualização é simples e pode ser feita de por meio deste link, pelo telefone 160 (opção 5) ou presencialmente, nas unidades básicas de saúde (UBSs). São solicitadas informações como telefone (WhatsApp), endereço residencial e e-mail.

“Temos muitas comodidades oferecidas, pela internet e por telefone, para aumentar o número de recadastramentos”

Rodrigo Vidal, subsecretário de Planejamento em Saúde da SES-DF

Desde julho de 2023, 1.373.131 pessoas fizeram o cadastro presencial nas UBSs. Outras 13.641 fizeram o procedimento pela internet, e 9.474 usaram o Disque Saúde (160).

Com cadastros mais completos, é possível identificar as principais demandas da população e traçar estratégias bem direcionadas. A atualização também contribui para que o Distrito Federal receba de forma mais precisa recursos do SUS por meio do Ministério da Saúde. “Por tudo isso, o importante é que todo mundo que ainda não fez essa atualização procure um dos nossos canais e realize o recadastramento”, incentiva Rodrigo Vidal.

O subsecretário destaca a importância da medida para o atendimento das necessidades dos pacientes, principalmente para os que aguardam algum tipo de serviço na fila da Central de Regulação. Por isso, a expectativa é ampliar a adesão da população. “Temos muitas comodidades oferecidas, pela internet e por telefone, para aumentar o número de recadastramentos”, pontua.

Canais disponíveis para o RecadastraSUS

• Internet – Cadastro on-line
• Telefone – Disque 160, opção 5
• Presencial – Unidades de básicas de saúde

*Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)

Fonte: Agência Brasília

Matérias Relacionadas