N55

logo-n55

Agenda Legislativa da Indústria do DF destaca 34 proposições em tramitação na Casa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Agenda Legislativa da Indústria do DF destaca 34 proposições em tramitação na Casa

Agenda Legislativa da Indústria do DF destaca 34 proposições em tramitação na Casa

O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Wellington Luiz (MDB), recebeu na quinta-feira (23), o primeiro exemplar da Agenda Legislativa da Indústria do DF 2024. A entrega foi feita pelo presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar, que esteve na sede do parlamento acompanhado da diretora de Assuntos Institucionais e Governamentais, Danielle Bastardo.

Também foram entregues exemplares da publicação nos gabinetes dos outros 23 deputados distritais. O documento será enviado, ainda, ao governador, a integrantes de pastas do Executivo local e a empresários.

Ao chefe do Legislativo local, o presidente da Fibra destacou a essência da publicação: “Este é um produto de excelência que reproduz fielmente o que a indústria espera do Legislativo e do Executivo também. Nele, não existe convergência ou divergência que não tenha sido definida com embasamento. É uma publicação que não traz a opinião própria de ninguém, mas sim o sentimento do setor produtivo da indústria e que acredito que ajudará a formar opinião dos parlamentares”.

O deputado Wellington Luiz disse que o documento contribuirá para guiar ações da Casa. “É uma agenda que vai nos nortear para importantes decisões e que demonstra a seriedade do trabalho de uma entidade que também cuida da população do Distrito Federal”, afirmou o presidente da Câmara Legislativa. “É um trabalho técnico, extremamente zeloso, e que eu tenho certeza de que nos permitirá ainda fazer entregas extremamente importantes para o povo de Brasília”, completou o parlamentar.

 

Projetos de Interesse do Setor Produtivo

 

É o 22º ano consecutivo em que a Federação produz o documento. A Agenda Legislativa da Indústria do DF traz o posicionamento do setor em relação a proposições em tramitação na Câmara Legislativa que de alguma forma afetam a atividade industrial. Para esta edição, foram selecionados 34 projetos, a partir uma pré-análise online e de um seminário realizado na sede da Fibra, ambos com a participação de empresários dos dez sindicatos que compõem a base da instituição.

Assim como em anos anteriores, a publicação inclui uma análise de conjuntura e o perfil do setor industrial no Distrito Federal. Há informações, por exemplo, do cenário atual, do porte das empresas e do número de empregos criados.

As proposições legislativas estão organizadas em cinco temas, em que são elencadas as respectivas necessidades do setor industrial: assuntos econômicos, política tributária e fiscal, administração pública, política urbana e meio ambiente e assuntos de relações do trabalho. Em cada projeto de lei, a Fibra manifesta o posicionamento, convergente ou divergente, sustentado por argumentos técnicos e, em alguns casos, apresenta sugestões para a construção de uma legislação que estimule o desenvolvimento econômico e aprimore o ambiente de negócios.

O trabalho de acompanhamento legislativo da Fibra na esfera local é permanente, por meio da Diretoria de Assuntos Institucionais e Governamentais, que monitora as proposições de interesse do setor industrial em tramitação na Câmara Legislativa e assiste a sessões plenárias e a reuniões de comissão.

* Com informações da assessoria de comunicação da Fibra

Fonte: Agência CLDF

Matérias Relacionadas