N55

logo-n55

CLDF sedia encerramento do Projeto Mulheres Nota 10

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
CLDF sedia encerramento do Projeto Mulheres Nota 10

CLDF sedia encerramento do Projeto Mulheres Nota 10

Com foco na região administrativa de Planaltina, iniciativa foca na saúde mental e autoestima das mulheres

Tornar visível quem costuma ser esquecido. Esse é um dos objetivos do Projeto Mulheres Nota 10, cujo encerramento ocorreu nesta terça-feira (23), no foyer da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Promovido pelo Instituto LumiArt com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, o projeto recebeu recursos de cerca de R$ 200 mil provenientes de Emenda Parlamentar da CLDF. Iniciado em 2023, desdobrou-se em uma série de ações que culminaram com o evento de hoje.

A ação de encerramento do Mulheres Nota 10 distribuiu books para 10 mulheres de Planaltina acima de 60 anos. As homenageadas foram selecionadas por suas histórias de vida: atuam na gestão ambiental, na arte, nos cuidados com a família e em outras esferas do cotidiano.

“A gente traz luz à autoestima e ao empoderamento feminino como componentes da saúde mental. Promovemos uma semana de ações para a redescoberta dessas mulheres”, detalhou a coordenadora geral do projeto, Cleuza Brandão. “Não foi só uma questão estética, o foco vinha de dentro para fora. O que importa é o que essas mulheres representam para a comunidade e suas famílias”, complementou.

A fim de valorizar a terceira idade, o Mulheres Nota 10 promoveu todas as etapas da confecção do book, entre produção das imagens, escolha do figurino, maquiagem, entre outros. Os registros foram eternizados em um álbum de fotografias que, além das fotos, também registra uma minibiografia dessas mulheres que, cada uma a seu modo, marcam a história de Planaltina e de seus moradores.

“Mulheres trabalharam na produção, na coordenação e na realização desse projeto que também homenageia outras mulheres. Hoje estamos dando o protagonismo para elas na Câmara distrital, já que o recurso para o projeto foi aportado daqui”, explicou Nubia Santana, diretora executiva do Instituto LumiArt.

O projeto ainda realizou uma sequência de eventos em Planaltina que contemplaram apresentações artísticas, exposições de artesanato, exibição de um filme sobre saúde mental, palestras e debates.

“Na nossa sociedade, nós mulheres somos muito cobradas. A gente tem que ser lindas, mulheres, mães, manequins, competentes, muitas coisas. Pra mim foi um desafio porque mexe com a autoimagem e com o etarismo. Mas ao mesmo tempo é uma afirmação de que a velhice está chegando, mas continuamos bonitas, vivas e produzindo”, celebrou Muna Yousef, uma das homenageadas.

O evento contou com apresentações de música e dança, bem como com a leitura de poesia. As moradoras de Planaltina selecionadas foram Marlete Reys, Severina Gonçalves, Justina Rodrigues, Soneide Costa, Veronir Miranda, Muna Yousef, Maria Izabel, Creuza Santiago, Terezinha Vaz e Teresa de Souza.

“Planaltina é uma cidade esquecida. Assim como nós, mulheres de mais de 60 anos, que costumamos ser excluídas. Talvez nos dessem nota 2,5, sabe lá se alguém teria coragem de se dar nota 7. Agora nós não somos só nota 10. Partimos de 10 e somos nota 100, mil e podemos chegar ao infinito. E assim também vai ser com Planaltina”, defendeu Soneide Costa ao receber seu book.

Fonte: Agência CLDF

Matérias Relacionadas